Email

Webmasters:
Wanderlino Arruda
Djalma Souto




 

Livro de prefácios e comentários

Wanderlino Arruda

2014


JOAQUIM SOARES DE JESUS

Valho-me da filosofia do meu companheiro Alberto Bittencourt, Governador do Rotary em Pernambuco, para afirmar que Joaquim Soares de Jesus é, sem qualquer dúvida, uma personagem-solução, que participa, com interesse, de todos os eventos, sempre disponível, motivado, companheiro e amigo. Agindo com simplicidade, Joaquim é sempre peça importante no tabuleiro de atividades e relações no seu meio ou junto das suas muitas comunidades. Como personagem-solução, integrou - desde muito moço - as mais importantes comissões de trabalho das cidades em que morou e dos seus entornos geográficos, seja fazendo, seja ajudando a fazer. Como personagem-solução, esteve, dia e noite, interessado nos resultados sociais e culturais. Quando houve problemas, não perdeu tempo e interesse, e sempre se concentrou em resolvê-los. Grande Joaquim!                        

         Não é este Prefácio a minha primeira participação no livro MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA. Já nos primeiros rascunhos, nos primeiros gestos de alinhavar escritos, Joaquim procurou ouvir os conselhos deste seu amigo, pelos muitos anos mais vividos, um pouco mais de experiência. Talvez mais do que isto, por ser mais do que conterrâneos nas andanças, nos estudos e no trabalho por este Norte de Minas, além das participações em múltiplas instituições que moldaram e ainda moldam nosso caráter. Acredito que nunca faltei com o incentivo e o louvor para que fosse materializado o seu sonho e o seu desejo, formadores de exemplo e cidadania. Juntos no ontem, junto no hoje, espero ainda muito mais juntos no amanhã.

              Se pudéssemos ter ainda mais consciência do quanto nossa romagem terrena é passageira, talvez pensássemos mais um pouco antes de postergarmos oportunidades de sermos mais felizes e de fazermos outras pessoas tão felizes como nós, ou ainda muito mais. Queiramos ou não, sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de muitas pessoas que passaram por ela. A verdade é que, a longo prazo, moldamos nossas vidas e moldamos a nós mesmos em processos que nunca terminam. Creio até que é por isso que  nunca devemos aprisionar nossos dons, nossos modos de ser, pois pequenos ou grandes sempre são válidos para outras pessoas que nos fazem de espelhos. Alguém em algum lugar tem fome de seguir bons exemplos. Desculpe-me o leitor, mas é preciso dizer que até humildade tem que ter limites. Que não fiquem escondidos nem os pequenos nem os grandes amores, nem as pequenas nem as grandes amizades. Foi Madre Tereza de Calcutá que disse: "Não pense que o amor, para ser genuíno, tenha que ser extraordinário. O que é preciso é amarmos sem nos cansarmos de fazê-lo". Foi Vinicius de Morais que escreveu: “Eu poderia suportar, embora não sem dor que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos".          Espero que o livro MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA seja um alento de entusiasmo e de muito interesse para todos que o lerem. Um perfeito exemplo de grandeza para a vida do aprender e do trabalhar, para fixar boas razões do quanto vale a prática do bem em todas as etapas desta viagem que Deus nos concede realizar por aqui. Como ninguém pode exigir amor de ninguém, podemos apenas dar boas razões para que gostem de nós. Sejam constantes, pois, as nossas ações para melhorar o mundo e as pessoas, pois embora pequenos, somos parte importante da criação. Assim, nada mais importante do que a solidariedade.  Chico Xavier nos ensinou que o Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros. Daí o sucesso de Joaquim!          Parabéns, querido Amigo e Irmão Joaquim Soares de Jesus. O seu livro marcará época, servirá de exemplo, constituirá leitura proveitosa e agradável. Alegrará os seus filhos e netos, alegrará muito e muito os seus admiradores, os que acompanham você em muitas etapas da sua vida. Artista principal da peça, esteja certo que nunca estará sozinho no palco, pois seus exemplos foram sempre dignos de acompanhamento. E quem não estiver no alto, no meio do cenário, estará num entusiástico auditório, de pé e à ordem para sempre aplaudi-lo. Você nos ensina a olhar para fora e sonharmos, e a olharmos para dentro e despertarmo-nos. Você é personagem perfeita do que escreveu Fernando Pessoa, os supra Camões da Língua Portuguesa: "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

         Que o Grande Arquiteto do Universo o proteja muito, nos proteja sempre!

Voltar

 

AMAR
Wanderlino Crônicas
Wander Poesias
Ebooks
Academia de Letras
Aclecia
Automovel Clube
Charme
Elos Clube M. Claros
Esperanto
Espiritismo Online
Folclore Brasil
Fundacao Marina
História de M. Claros
História M. Claros
IHGMC
Links Espíritas
Literature
Montes Claros
Poema Virtual
Poetry Poem
Rotary Club
Tripod

Wanderlino
Wanderlino.net

Webradiosearadeluz